Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

EUA anunciam sanções a russos por violação de direitos humanos

As autoridades norte-americanas anunciaram esta quinta-feira sanções contra cinco russos por violações de direitos humanos, que incluem o homicídio de um líder da oposição a Vladimir Putin e "tortura e assassínio" de membros LGBTI na Chechénia.

EUA anunciam sanções a russos por violação de direitos humanos
Notícias ao Minuto

06:37 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Autoridades

A decisão foi tomada poucos dias depois do encontro entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

O Departamento de Estado dos EUA tomou medidas contra cinco indivíduos e uma entidade após o relatório anual do Congresso sobre a chamada 'Lei Magnitsky', que proíbe a entrada nos EUA e congela ativos de pessoas e empresas acusados de violarem direitos humanos.

Esta lei foi introduzida após a morte de um advogado russo, Sergei Magnitsky, que morreu misteriosamente após ser detido na Rússia em 2009.

Esses nomes foram adicionados à lista da 'Lei Magnitsky' porque, de acordo com a declaração da diplomacia norte-americana, são "responsáveis por recentes violações de direitos humanos grosseiramente notórias, incluindo o homicídio do líder da oposição russa Boris Nemtsov, tortura e execuções extrajudiciais de pessoas LGBTI [Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgéneros] na República da Chechênia".

Boris Nemtsov, que desempenhou um papel importante na oposição a Vladimir Putin e foi vice-primeiro-ministro na época do Presidente Boris Yeltsin, foi baleado quatro vezes a curta distância de uma ponte, ao lado do Kremlin, em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório