Meteorologia

  • 25 JUNHO 2019
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 23º

Edição

Franceses querem esclarecidas ligações da extrema-direita a Steve Bannon

Parlamentares franceses querem uma comissão de inquérito à União Nacional (ex-Frente Nacional), de Marine Le Pen, na sequência de uma reportagem sobre ligações do partido de extrema-direita a Steve Bannon, o ex-estratega político de Donald Trump.

Franceses querem esclarecidas ligações da extrema-direita a Steve Bannon

Dois senadores e dois deputados confirmaram à agência AFP o seu apoio ao apelo para uma tal comissão, lançado pelo ex-ministro de direita Fréderic Lefebvre, dirigente do partido Agir, aliado da maioria do Presidente Emmanuel Macron.

Os parlamentares querem determinar se o partido incorreu em "alta traição" com uma potência estrangeira, na sequência da publicação de uma reportagem no canal France 2 que mostra nomeadamente dois dirigentes da União Nacional (RN), Louis Aliot e Jérôme Rivière, proporem a Steve Bannon assistir a reuniões entre Marine Le Pen e altos funcionários de França.

Le Pen reagiu denunciando "uma pobre manobra eleitoralista de um movimento que está prestes a perder o primeiro lugar nas sondagens", uma referência ao En Marche, de Macron, que lidera as sondagens com uma pequena vantagem de cerca de dois pontos percentuais sobre a RN.

"Não há rigorosamente nada que nos possam apontar", disse Le Pen à AFP, assegurando que o grupo evocado na sondagem é um coletivo de altos funcionários, empresários e antigos ministros que aconselham o partido.

A líder partidária confirmou o convite feito a Bannon, mas disse que o encontro em causa nunca chegou a realizar-se.

Steve Bannon teve um papel central na campanha presidencial de Donald Trump e foi nomeado conselheiro do Presidente dos Estados Unidos, cargo de que se demitiu em agosto de 2017.

Em 2018 lançou em Bruxelas a fundação The Movement (O Movimento) para criar uma rede de partidos populistas europeus com vista às eleições para o Parlamento Europeu (PE), que se realizam entre 23 e 26 de maio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório