Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mike Pompeo exige "libertação imediata" de vice-presidente do parlamento

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, exigiu na quinta-feira à noite a "libertação imediata" do vice-presidente da Assembleia Nacional venezuelana (AN, parlamento), Edgar Zambrano.

Mike Pompeo exige "libertação imediata" de vice-presidente do parlamento
Notícias ao Minuto

07:25 - 10/05/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Este é um ataque à independência do poder legislativo democraticamente eleito no país, e faz parte dos constantes ataques do regime [do Presidente Nicolás] Maduro para esmagar o livre debate na Venezuela", declarou Pompeo, em comunicado.

O chefe da diplomacia norte-americana salientou que a "detenção arbitrária" do vice-presidente do parlamento é "um ato inaceitável e ilegal que reflete mais uma vez a repressão do regime de Maduro".

"Zambrano deve ser libertado imediatamente", reiterou.

Ao fim do dia de quarta-feira, Zambrano foi detido por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência da Venezuela (Sebin, serviços secretos) quando se encontrava dentro do seu carro, à porta da sede do partido Ação Democrática, em Caracas.

Como se recusou a sair do carro, a polícia rebocou o carro para a prisão do Sebin, denominada Helicoide.

A declaração de Mike Pompeo surge um dia depois de um aviso da embaixada virtual dos EUA em Caracas, que prometeu, numa mensagem publicada no Twitter, que "haverá consequências" se o parlamentar não for libertado.

"A detenção arbitrária de Edgar Zambrano pelas forças de segurança opressivas de [Nicolás] Maduro é ilegal e imperdoável", escreveu na quarta-feira a embaixada, cuja sede está na capital norte-americana.

"Se ele não for libertado imediatamente, haverá consequências", advertiu. A conta oficial da embaixada naquela rede social é administrada pelo Departamento de Estado norte-americano, a partir de Washington.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório