Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China confirma ida de vice-primeiro-ministro a Washington

A China confirmou hoje que o seu máximo representante nas negociações para um acordo comercial com os Estados Unidos vai esta semana a Washington, prosseguindo o diálogo, apesar de Donald Trump ter anunciado novas taxas alfandegárias.

China confirma ida de vice-primeiro-ministro a Washington
Notícias ao Minuto

08:13 - 07/05/19 por Lusa

Mundo Relação

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, partirá para os EUA na quinta-feira, revelou o ministério chinês do Comércio.

A ida de Liu a Washington estava planeada, como parte de nova ronda de negociações, mas havia a hipótese de ser cancelada, após o Presidente norte-americano ter anunciado, no domingo, que os EUA vão aumentar as taxas alfandegárias sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares (178,4 mil milhões de euros) de bens importados da China.

Liu vai reunir com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o representante para o Comércio, Robert Lighthizer, que confirmou hoje o aumento das taxas alfandegárias, de 10% para 25%.

"Ao longo da última semana, vimos uma erosão nos compromissos da China", disse Lighthizer. "Eu diria mesmo que houve um retroceder", apontou.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares das exportações de cada um.

Em causa está a política de Pequim para o setor tecnológico, que visa transformar as firmas estatais do país em importantes atores globais em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

As negociações decorrem desde que, em dezembro passado, Washington e Pequim acordaram um período de tréguas, que foi entretanto prolongado, visando chegar a um acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório