Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia investiga "irregularidades" nas eleições municipais da Turquia

A polícia abriu mais de 30 investigações depois de o partido do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter denunciado "irregularidades" nas eleições municipais em Istambul, divulgou hoje a imprensa local.

Polícia investiga "irregularidades" nas eleições municipais da Turquia
Notícias ao Minuto

11:54 - 02/05/19 por Lusa

Mundo Imprensa

De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, 32 investigações separadas foram iniciadas em três distritos de Istambul e mais de 100 presidentes de assembleias de voto e assessores foram convocados, na condição de suspeitos, para interrogatório.

As investigações foram abertas depois de o partido no poder, o conservador Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), e seu aliado ultranacionalista Partido de Ação Nacionalista (MHP) exigirem a anulação das eleições.

Os partidos denunciaram "irregularidades" em Istambul, durante as eleições municipais de 31 de março.

Em particular, acusam os funcionários das mesas de voto de minimizarem o número de votos dos seus candidatos ou de contarem incorretamente votos válidos como inválidos.

Embora a coligação AKP-MHP tenha tido a maioria dos votos a nível nacional, o partido do Presidente Erdogan sofreu um revés dramático em Istambul e Ancara, as duas maiores cidades do país, nas quais o AKP e seus antecessores estiveram no poder por 25 anos.

O anúncio da abertura de várias investigações ocorre no momento em que o partido de Erdogan pede uma nova votação, uma exigência denunciada pela oposição como uma rejeição da vontade das urnas.

O Alto Comité Eleitoral (YSK), que estuda há várias semanas os recursos extraordinários do AKP e do MHP, deve reunir-se na próxima semana para tomar a sua decisão.

Depois de várias operações de recontagem parcial dos votos em Istambul e Ancara, as autoridades eleitorais certificaram no mês passado os mandatos dos candidatos da oposição que venceram o sufrágio.

Em Istambul, Ekrem Imamoglu, eleito sob a bandeira de vários partidos da oposição, rejeita alegações de irregularidades e acusa o AKP de ser um "mau perdedor".

De acordo com os resultados do YSK, Imamoglu ganhou a eleição com menos de 15.000 votos à frente do candidato do AKP-MHP, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim.

Isso é uma pequena margem para uma cidade com mais de 15 milhões de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório