Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Manfred Weber quer UE baseada nos seus valores cristãos

O candidato do Partido Popular Europeu (PPE) e favorito para presidente da Comissão Europeia, Manfred Weber, declarou hoje querer uma UE baseada nos seus valores cristãos e que deixe de fora a Turquia.

Manfred Weber quer UE baseada nos seus valores cristãos
Notícias ao Minuto

17:47 - 27/04/19 por Lusa

Mundo PPE

"Temos orgulho de este continente ter uma influência cristã" e "não é algo para os museus, isso deve guiar-nos para o futuro", disse Weber na cidade alemã de Munster, durante o comício de abertura da campanha das europeias dos partidos de centro-direita no poder na Alemanha, a CDU de Angela Merkel e a CSU da Baviera, da qual é membro.

Os valores cristãos devem também levar os europeus, segundo ele, a serem "francos" nas discussões com Ancara.

"É por isso que penso que a Turquia não pode ser membro da UE (União Europeia)", adiantou, muito aplaudido pelos seus partidários.

"Queremos uma parceria, uma amizade, mas devíamos acabar com as negociações de adesão com a Turquia", insistiu.

O projeto europeu deve ser "defendido dos nacionalistas e dos egoístas", considerou Weber, que vê a Europa face a um "ponto de inflexão histórico" na defesa do "modo de vida" europeu.

O líder do grupo do PPE no Parlamento Europeu vai tentar conquistar votos nas zonas na Europa onde os partidos nacionalistas têm crescido, numa altura em que as sondagens indicam que estes podem reforçar o seu peso nas eleições europeias de 23 a 26 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório