Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Juncker manifesta "profunda tristeza" por morte de João do Luxemburgo

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestou hoje "profunda tristeza" pela morte do grão-duque João do Luxemburgo, aos 98 anos, recordando-o como um "homem de compromisso, bondade e coragem".

Juncker manifesta "profunda tristeza" por morte de João do Luxemburgo
Notícias ao Minuto

09:48 - 23/04/19 por Lusa

Mundo Luto

"Foi com grande emoção e profunda tristeza que soube da morte de sua alteza grão-duque João", expressa o líder do executivo comunitário num comunicado hoje divulgado no 'site' da Comissão Europeia.

Jean-Claude Juncker, que é luxemburguês e foi primeiro-ministro do Luxemburgo, recorda na nota a sua "grande estima" por "este homem de compromisso, bondade e coragem que, ao longo do seu reinado e em todas as circunstâncias, deu o melhor de si ao seu país".

"O seu desaparecimento é uma grande perda para a Europa", assinala.

O responsável adianta que o grão-duque João do Luxemburgo "esteve sempre próximo dos luxemburgueses que hoje estão unidos na mesma tristeza" e endereça "as mais sinceras condolências" à família.

O grão-duque João do Luxemburgo, que governou o país durante 36 anos, morreu aos 98 anos de idade, anunciou o seu filho Henrique numa mensagem divulgada hoje de manhã.

João do Luxemburgo governou de 1964 a 2000, altura em que abdicou a favor do seu filho Henrique, atual governante do pequeno estado.

"É com grande tristeza que anuncio a morte do meu amado pai que nos deixou em paz e rodeado da sua família", disse numa mensagem o Grão-Duque Henrique, de 64 anos.

O grão-duque João foi soldado do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial e participou no desembarque da Normandia.

A sua última aparição pública ocorreu no final de março durante um fórum organizado pela sua nora, a grã-duquesa Maria Teresa, sobre o combate à violência sexual nas zonas de guerra.

Nascido a 05 de janeiro de 1921, João do Luxemburgo era filho da grã-duquesa Charlotte do Luxemburgo e do príncipe Felix de Bourbon de Parma.

Depois de estudar no Luxemburgo e no Reino Unido, o herdeiro da coroa entrou na Guarda Irlandesa como voluntário em 1942, uma unidade do exército britânico.

João de Luxemburgo casou em 1953 com a princesa Josefina da Bélgica, irmã dos antigos reis dos belgas Balduíno e Alberto II.

Josefina morreu em janeiro de 2005.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório