Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bomba encontrada no principal aeroporto do Sri Lanka horas após ataque

Um engenho explosivo foi encontrado no principal aeroporto do Sri Lanka, tendo sido desativado em segurança pelas autoridades.

Bomba encontrada no principal aeroporto do Sri Lanka horas após ataque
Notícias ao Minuto

19:49 - 21/04/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Ataque

As autoridades do Sri Lanka anunciaram que foi encontrada uma bomba improvisada no principal aeroporto do país, várias horas depois do ataque coordenado que culminou na morte de mais de 200 pessoas.

O engenho explosivo foi encontrado durante uma patrulha da Força Aérea no Aeroporto Internacional Bandaranaike, também conhecido como Aeroporto de Colombo, localizado em Katunayake, na cidade de Negombo. Este aeroporto serve a capital srilanquesa.

Azzam Ameen, correspondente da BBC no local, refere que o dispositivo foi desativado em segurança numa explosão controlada levada a cabo pela unidade de desativação de explosivos.

O aeroporto terá estado encerrado enquanto as forças de segurança procediam à desativação do engenho, não sendo possível confirmar se já regressou à normalidade. 

Recorde-se que os turistas portugueses que ainda se encontram no local estavam a tentar sair do país, antes de entrar em efeito o recolher obrigatório imposto pelas autoridades srilanquesas.

O Sri Lanka foi esta madrugada de domingo palco de um ataque concertado que envolveu, no total, oito explosões, ocorridas com recurso a bombistas localizados em quatro hotéis, um complexo residencial e três igrejas no Sri Lanka.

A zona mais fustigada foi a capital, Colombo, com quatro explosões, em três hotéis de luxo e uma igreja. Os hotéis de luxo onde se registaram as explosões são o Kingsbury Hotel, o Shangri-La e o Cinnamon Grand Colombo.

A norte da capital, em Negombo, onde há uma forte presença católica, e a leste do país, em Batticaloa, foram atacadas outras duas igrejas.

As primeiras seis explosões aconteceram “quase em simultâneo”, pelas 8h45 horas (3h15 horas em Portugal continental), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais. Poucas horas mais tarde, ocorreram duas novas explosões: uma num hotel em Dehiwala, que causou dois mortos, e outra num complexo residencial em Dematagoda, que vitimou três agentes de autoridade, de acordo com as agência AFP.

Já foram detidos treze suspeitos relacionados com as explosões. Até ao momento, os atentados ainda não foram reivindicados, mas as principais suspeitas recaem sobre o auto-denominado Estado Islâmico, sendo que o ataque terá visado a comunidade cristã, nesta quadra pascoal.

No Sri Lanka a população cristã representa 7%, enquanto os budistas rondam 67%, os hindus são 15% e os muçulmanos 11%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório