Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Candidatos à 2ª volta das presidenciais concordam em realizar debate

As campanhas dos candidatos à Presidência da Ucrânia, o atual Presidente Petro Poroshenko e o comediante Volodymyr Zelensky, assinaram hoje um acordo com o estádio Olímpico de Kiev para promover um debate eleitoral na sexta-feira.

Candidatos à 2ª volta das presidenciais concordam em realizar debate
Notícias ao Minuto

17:16 - 16/04/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Esta manhã foi firmado um acordo tripartido, assinado pelo estádio Olímpico de Kiev e representantes das campanhas de Petro Poroshenko e Volodymyr Zelensky para o aluguer do estádio na noite de 19 de abril", declarou Oleg Medvedev, chefe de campanha do atual chefe de Estado.

As duas campanhas anunciaram que ainda deverão ser definidas as regras do debate.

"De momento, temos diferentes visões a esse respeito", acrescentou Medvedev.

A realização de debates com a presença dos dois candidatos para a segunda volta das eleições presidenciais tem sido objeto de polémica.

Poroshenko defendia dois debates, a 14 e 19 de abril, enquanto o seu rival apenas pretendia um frente a frente para a próxima sexta-feira.

A legislação ucraniana assinala que os debates devem ser transmitidos em direto pela televisão e ocorrer na sexta-feira anterior ao dia da votação, que está marcada para domingo, 21 de abril.

A Comissão Eleitoral Central considera o frente a frente no estádio Olímpico como mais um ato de campanha, e não um debate eleitoral oficial.

Em paralelo, diversos 'media' ucranianos emitiram hoje um apelo a Volodymyr Zelensky, que lidera as sondagens, para que se exprima perante os meios de comunicação, que ignorou durante a sua campanha.

Numa carta aberta, cerca de 20 órgãos e associações de jornalistas pedem ao ator e humorista, um novato na política, que convoque uma conferência de imprensa até quinta-feira para responder a perguntas sobre a "visão de desenvolvimento do país" e o seu desejo de "prestar contas".

"Nós leitores, telespetadores e ouvintes também temos questões, às quais não podemos responder porque não tivemos a ocasião de dialogar diretamente consigo", acrescentam os signatários, que incluem designadamente a televisão e rádio públicas.

Sem experiência política, Volodymyr Zelensky, impôs-se por larga margem ao Presidente Poroshenko na primeira volta das presidenciais (30% contra 17%), realizada a 31 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório