Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Líbia: Violentos confrontos a sul de Tripoli

Violentos confrontos opunham hoje uma coligação de grupos armados leais ao Governo de União Nacional às forças do Exército Nacional Líbio, de Khalifa Haftar, a cerca de 50 quilómetros a sul da capital líbia, indicaram as duas partes.

Líbia: Violentos confrontos a sul de Tripoli
Notícias ao Minuto

19:27 - 05/04/19 por Lusa

Mundo Grupo

Segundo uma fonte de segurança do Governo de União Nacional (GNA, na sigla em inglês), os combates decorrem nas regiões de Soug al-Khamis, al-Saeh e Soug al-Sabt, a sul de Tripoli, uma zona essencialmente de explorações agrícolas.

O gabinete de comunicação do Exército Nacional Líbio (ANL) confirmou a existência de combates perto de Tripoli.

"As forças armadas (...) e os soldados de todas as regiões da Líbia estão neste momento envolvidos em violentos confrontos na periferia de Tripoli contra as milícias armadas", indicou o ANL na sua página da rede social Facebook.

Trata-se dos primeiros combates significativos entre as duas partes desde a instalação do Governo de União Nacional na capital líbia, no final de março de 2016.

Até agora, o marechal Haftar e o líder do GNA, Fayez al-Sarraj, evitaram um confronto direto, apesar da tensão política e militar entre os dois campos rivais.

Os dois dirigentes chegaram mesmo a encontrar-se, no fim de fevereiro, em Abu Dhabi, sob a égide da ONU, e concluíram um acordo sobre a realização de eleições antes do fim deste ano.

O marechal Haftar anunciou na quinta-feira o lançamento de uma ofensiva para tomar a capital, uma batalha que poderá mergulhar o país num novo conflito.

Mas, além de tomar o controlo de uma estrada a oeste de Tripoli, que em seguida perdeu, o ANL limitou-se a ocupar posições em regiões que já controlava, nomeadamente em torno das cidades de Gharian e Al-Assabaa, a 100 quilómetros a sudoeste de Tripoli, sem fazer avanços significativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório