Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Porochenko aceita debate com Zelenski. "Num estádio? Pois vamos para um"

O presidente ucraniano, Petro Porochenko, aceitou hoje o desafio proposto pelo rival à segunda volta das presidenciais, Volodymyr Zelensky, para um debate no maior estádio desportivo do país.

Porochenko aceita debate com Zelenski. "Num estádio? Pois vamos para um"
Notícias ao Minuto

12:43 - 04/04/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Num estádio? Pois vamos para um estádio. Eu espero por si, Volodymyr Oleksandrovytch", disse Petro Porochenko, que ficou em segundo lugar na primeira volta das eleições presidenciais lideradas por Zelensky.

Porochenko, que se recandidata ao cargo de chefe de Estado, não ultrapassou 15,95% dos votos, enquanto Zelensky, ator e comediante, atingiu os 30,24% na primeira volta das presidenciais.

Na noite eleitoral, Porochenko propôs a realização de um debate durante a campanha para a segunda volta, mas na quarta-feira Zelenski, através de um vídeo publicado na rede social Facebook, desafiou o chefe de Estado a debater "diante do povo" no estádio olímpico de Kiev com capacidade para 70 mil pessoas.

Mesmo assim, Porochenko, antes de aceitar o debate no estádio, recordou ao ator que as normas estão estabelecidas nas leis que regulam as eleições presidenciais e que indicam que o frente-a-frente deve realizar-se nos estúdios da televisão pública.

De acordo com a legislação, os debates são transmitidos em direto pela televisão e devem decorrer na sexta-feira anterior à votação (domingo, dia 21 de abril) pelo que o encontro entre Porochenko e Zelenski deve decorrer no próximo dia 19 de abril.

Zelenski, na mesma mensagem difundida no Facebook, propôs igualmente que os dois candidatos sejam submetidos a testes médicos, antes do debate, para "provar ao povo que não estão sob o efeito de álcool ou drogas".

Porochenko não respondeu à questão relacionada com os testes médicos.

PSP // FPA

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório