Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tropa israelita detém menino palestiniano de nove anos na escola

Os soldados alegaram que o rapaz atirou pedras a carros de israelitas que residem em colonatos. Um ativista palestiniano alerta que as "detenções de crianças estão a tornar-se normais".

Tropa israelita detém menino palestiniano de nove anos na escola
Notícias ao Minuto

15:15 - 01/04/19 por Fábio Nunes

Mundo Médio Oriente

O exército israelita deteve um menino palestiniano de nove anos na escola situada em Hebron, na Cisjordânia, de acordo com a CNN. Os soldados armados entraram na escola Ziad Jaber para deterem Zein Idris e o seu irmão, Taim, de sete anos, por terem atirado, juntamente com outras crianças, pedras contra os carros de israelitas que vivem nos colonatos de Hebron.

Aref Jaber, um ativista palestiniano, captou o momento da detenção do rapaz e a discussão dos soldados com os professores, que tentaram evitar que a criança fosse levada pelos soldados. No entanto, os argumentos dos professores de nada serviram.

Quando tentaram lembrar aos soldados que se tratavam apenas de crianças, um deles respondeu: “Eles atiraram pedras, não quero saber a sua idade”. Um dos professores ainda segurou Zein, mas foi ameaçado de que se não soltasse o menino partir-lhe-iam o braço.

Taim ficou escondido numa das salas, mas Zein acabou por ser levado pelos soldados para um posto militar ali perto, revelou a escola. Permaneceu nesse posto durante menos de uma hora e foi libertado.

A criança negou à CNN ter atirado pedras contra os carros. Já Aref Jaber lamenta que as detenções de crianças estejam a tornar-se a regra e não a exceção. “O mais perigoso é que as detenções de crianças estão a tornar-se normais”, assevera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório