Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Rezou a Jesus no dia do juramento da primeira congressista muçulmana

A congressista republicana, Stephanie Borowicz, chegou a agradecer a Deus por Donald Trump. A sessão na Câmara dos Representantes da Pensilvânia gerou grande desconforto entre os restantes legisladores.

Notícias ao Minuto

11:50 - 28/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

No dia em que a democrata Movita Johnson-Harrell se tornou na primeira mulher muçulmana a ser ajuramentada como congressista na Câmara dos Representantes do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a congressista republicana Stephanie Borowicz decidiu rezar a Jesus durante a sua oração de abertura da sessão.

Segundo o Washington Post, Borowicz referiu ‘Jesus’ pelo menos 13 vezes. À nona vez em que o fez já havia expressões de desconforto entre os outros congressistas estatais.

“Deus perdoa-nos – Jesus – perdemos-te de vista, esquecemo-nos de ti no nosso país, Deus, e pedimos-te que nos perdoes”, disse, por vezes quase como se estivesse à beira das lágrimas. Depois agradeceu a Deus por Donald Trump e elogiou o seu “inequívoco apoio” a Israel.

Sugeriu que “devemos superar o mal” em nome de Jesus e acrescentou que todos vão-se “ajoelhar e todas as línguas vão confessar-se” em nome de Jesus. Nesta altura, o descontentamento dos restantes legisladores já se fazia ouvir. Um gritou “objeção” e pouco depois um congressista afastou gentilmente Stephanie Borowicz do microfone.

Não tardaram as críticas. Vários congressistas acusaram a republicana de islamofobia e de um discurso que gera divisões. Para Movita Johnson-Harrell, o comportamento de Borowicz não foi uma total novidade.

“Eu sabia que ia ser alvo de alguma discriminação por causa da minha religião, porque sou uma mulher que usa hijabi, e sou a primeira mulher muçulmana congressista, mas não achei que isto fosse acontecer no dia do meu juramento”, reagiu a recém-eleita congressista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório