Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Se PPE suspender Fidesz, partido abandona a família política

O chefe de gabinete do primeiro-ministro da Hungria advertiu hoje que se o Partido Popular Europeu (PPE) decidir suspender o Fidesz, o partido de Viktor Orbán "abandona imediatamente" aquela família política europeia de centro-direita.

Se PPE suspender Fidesz, partido abandona a família política
Notícias ao Minuto

13:51 - 20/03/19 por Lusa

Mundo Hungria

Gergely Gulyas afirmou que o Fidesz "não pode concordar com um compromisso que limite a sua liberdade".

Delegados do PPE vão reunir-se hoje, a partir das 15h00 em Bruxelas (14:00 em Lisboa), para debater eventuais medidas disciplinares contra o partido devido a sucessivas "transgressões" do primeiro-ministro húngaro.

Os estatutos do PPE, a maior família política europeia, a que pertencem os portugueses PSD e CDS-PP, determinam que "a suspensão e a exclusão de um membro só pode ser decidida pela Assembleia Política", que não é "obrigada a divulgar as razões" da sua decisão.

As críticas a Viktor Orban não são recentes, mas a gota de água foi uma campanha anti-imigração promovida pelas autoridades húngaras, intitulada "Você também tem o direito a saber o que Bruxelas está a planear", veiculada em painéis gigantes e anúncios de página inteira nos jornais e que tinha o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também ele membro daquela família política, como um dos alvos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório