Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Talibãs capturaram dezenas de membros de forças de segurança afegãs

Pelo menos 58 membros das forças de segurança afegãs foram capturados nos últimos três dias durante confrontos na província de Badghis, na região oeste do Afeganistão, anunciaram hoje fontes oficiais.

Talibãs capturaram dezenas de membros de forças de segurança afegãs
Notícias ao Minuto

17:35 - 18/03/19 por Lusa

Mundo desde sábado

"Como resultado dos violentos ataques do inimigo no distrito de Bala-Murghab, foram capturados 58 membros das forças de segurança", disse em comunicado o Ministério da Defesa, que adiantou ter sido lançada uma operação para resgatar os reféns.

Um porta-voz do ministério, Qais Mangal, explicou que as capturas ocorreram nas últimas 72 horas, durante as quais cerca de 50 soldados se viram obrigados a atravessar para o país vizinho Turquemenistão.

Há dez dias, os talibãs atacaram as forças de segurança em Bala-Murghab, na parte noroeste do Afeganistão, onde mataram 15 membros das forças afegãs, anunciou então o porta-voz do ministério, Jamshid Shohabi.

"Embora a guerra continue em Bala-Murghab, agora temos tropas e comandantes suficientes na área", sublinhou o porta-voz, afirmando ainda que "a operação de despejo [dos talibãs] tem sido lenta devido ao facto dos talibãs utilizarem casas de civis como locais de combate".

O governo afegão controla 55% do território nacional e os talibãs dominam cerca de 11%, sendo que o resto do território está em disputa pelas duas partes, segundo dados do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR, na sigla em inglês).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório