Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Pelosi diz que veto do Presidente Trump é um desafio à Constituição

A líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos afirmou hoje que o veto presidencial para libertar fundos para construir o muro demonstra que Donald Trump está a "desafiar a Constituição, o Congresso e a vontade dos americanos".

Pelosi diz que veto do Presidente Trump é um desafio à Constituição
Notícias ao Minuto

21:54 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Democracia

Nancy Pelosi, democrata, revelou que a Câmara dos Representantes vai votar em 26 de março sobre a anulação do veto do Presidente, sendo necessária uma maioria qualificada de dois terços para rejeitar de novo a proposta do republicano Donald Trump.

A presidente da Câmara dos Representantes adiantou que o veto pode enfrentar vários desafios legais, frisando que os legisladores do Partido Republicano devem escolher entre a "hipocrisia partidária e o seu juramento sagrado de apoiar e defender a Constituição".

"O Congresso tem a liberdade de aprovar a resolução e eu tenho o dever de a vetar", afirmou Donald Trump.

Esta é a primeira vez desde que assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos, há mais de dois anos, que Donald Trump utilizou este procedimento.

"As pessoas não gostam da palavra invasão, mas é disso que se trata", acrescentou o Presidente norte-americano, referindo-se à imigração ilegal.

Vários senadores Republicanos votaram ao lado dos Democratas para aprovar uma resolução, que já tinha sido aprovada pela Câmara de Representantes, que anulou na quinta-feira a emergência nacional declarada pelo Presidente, em 15 de fevereiro.

Donald Trump tinha declarado estado de emergência, alegando razões de segurança, para conseguir canalizar fundos orçamentais para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, uma das suas bandeiras de campanha eleitoral, em 2016.

Por 51 votos a favor contra 49 contra (onde os Republicanos dominam por 53 contra 47), a resolução foi aprovada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório