Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Situação na Venezuela é "crítica" devido a apagão

A vice-Presidente e ministra dos Negócios Estrangeiros do Panamá afirmou hoje que a situação na Venezuela é "crítica" devido ao apagão, salientando a disponibilidade do seu país para se encontrar uma solução para a crise "o mais rápido possível".

Situação na Venezuela é "crítica" devido a apagão
Notícias ao Minuto

21:40 - 11/03/19 por Lusa

Mundo Isabel de Saint Malo

uma situação realmente crítica. Nós continuamos a acompanhar o evoluir da situação, dispostos a apoiar uma saída para a crise o mais rápido possível e, sobretudo, dispostos a contribuir para o regresso da democracia à Venezuela", afirmou Isabel de Saint Malo.

A Venezuela está às escuras desde a última quinta-feira, na sequência de uma avaria na central hidroelétrica de El Guri, a principal do país, que afetou ainda dois sistemas secundários e a linha central de transmissão.

Em Caracas, a eletricidade está a chegar a vários bairros, mas de forma intermitente.

O apagão afetou as comunicações fixas e móveis, os terminais de pagamentos e a Internet.

"Quando não há eletricidade, os hospitais não têm luz e todos os serviços colapsam", acrescentou a vice-presidente do Panamá.

A ONG venezuelana Médicos para a Saúde disse hoje que, devido à falta de fornecimento de energia, 21 pessoas morreram, incluindo vários menores, que foram internados em diferentes hospitais no país.

O parlamento venezuelano, controlado pela oposição, autorizou hoje o seu presidente, Juan Guaidó, autoproclamado em janeiro Presidente interino da Venezuela, a declarar o "estado de emergência nacional" devido à "calamidade" causada no país há vários dias sem eletricidade.

De acordo com o Governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, a falha de energia foi desencadeada por um ataque cibernético contra o sistema de controlo da principal hidroelétrica, El Guri.

Isabel de Saint Malo confirmou ainda que o Ministério dos Negócios Estrangeiros "está a trabalhar" para que Fabiola Zavarce, representante de Guaidó no Panamá, apresente em breve as suas credenciais ao Presidente do país, Juan Carlos Varela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório