Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Brexit pode ser adiado até 2021

Donald Tusk é a favor do prolongamento do período de negociação se o acordo continuar a ser rejeitado pela Câmara dos Comuns.

Brexit pode ser adiado até 2021
Notícias ao Minuto

18:02 - 24/02/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo Donald Tusk

O Brexit, que corporiza a saída do Reino Unido da União Europeia, poderá ser adiado até 2021. A informação é avançada pelo The Guardian, que cita fontes da UE. Donald Tusk é, como dá conta o mesmo meio de comunicação, a favor do prolongamento do período de negociação se o acordo continuar a ser rejeitado pela Câmara dos Comuns. 

Este alargamento do prazo do período de negociação permitiria que o Reino Unido e a União Europeia desenvolvessem estratégias para o futuro relacionamento, 'limando' as arestas necessárias. 

Recorde-se que Theresa May tendo encontrado vários óbices para conseguir que o Brexit tenha luz verde. E Bruxelas está determinada a evitar 'oferecer' qualquer tipo de período extra de negociações.

De salientar que  Theresa May indicou este domingo que o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia será votado novamente no parlamento britânico até 12 de março. A primeira-ministra detalhou ainda que a equipa de negociadores britânica regressará a Bruxelas na terça-feira.

"A minha equipa vai voltar a Bruxelas na terça-feira. Consequentemente, não teremos uma votação relevante no parlamento esta semana, mas garantiremos que esta acontecerá até 12 de março. Ainda está ao nosso alcance sair da UE em 29 de março e é isso que planeamos fazer", resumiu a líder do Governo britânico.

Theresa May, que falou à imprensa britânica durante o voo que a levou até Sharm el-Sheikh, no Egito, onde este domingo teve início a primeira cimeira UE-Liga Árabe, insistiu que adiar a data de saída do Reino Unido do bloco comunitário, como defendem alguns membros do seu Governo, "não resolve o problema", antes adia apenas "o momento de tomar uma decisão".

Na sexta-feira, o jornal The Guardian noticiou que cerca de 25 membros do governo estão dispostos a rebelar-se contra a chefe do executivo e a votar a favor de um adiamento do 'Brexit' a menos que Theresa May descarte o cenário de saída sem acordo.

Pelo menos quatro ministros, quase uma dúzia de secretários de Estado e outros membros do Governo estão preparados para apoiar uma proposta que force a primeira-ministra a pedir uma extensão do artigo 50.º do Tratado de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório