Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal tailandês liberta jogador de futebol do Bahrein refugiado

Hakeem al-Araibi foi detido quando aterrou em Banguecoque a 27 de novembro do ano passado.

Tribunal tailandês liberta jogador de futebol do Bahrein refugiado
Notícias ao Minuto

10:47 - 11/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Hakeem al-Araibi

O jogador de futebol refugiado do Bahrein verá a luz do dia em breve depois de um tribunal tailandês ter decretado a sua libertação. Hakeem Al Araibi está encarcerado desde dia 27 de novembro, quando aterrou em Banguecoque para desfrutar da sua lua de mel, como parte de um mandado internacional para a sua detenção que tinha desde 2014.

Segundo o diretor-geral da procuradoria tailandesa, Chatchom Akapin, Hakeem Al Araibi será posto em liberdade ainda hoje. O governo do Bahrein pediu através do ministério dos Negócios Estrangeiros tailandês a retirada do pedido de extradição que o Ministério Público tinha interposto em nome do país árabe no tribunal penal. 

"Esta manhã o ministério dos Negócios Estrangeiros informou-nos que o Bahrein já não está interessado no pedido", referiu Chatchom Akapin.

O futebolista, que tem nacionalidade bahreinesa, fugiu para a Austrália em 2014, onde lhe foi concedido asilo político, em 2017, depois de ter sido condenado a dez anos de prisão no país de origem por rebeldia, após ter destruído uma esquadra da polícia durante os protestos da Primavera Árabe.

Hakeem Al Araibi negou sempre as acusações e os ativistas de direitos humanos alertavam para o facto de poder enfrentar tortura se fosse extraditado para o Bahrein.  

O caso ganhou mediatismo depois de personalidades do desporto tentarem interceder publicamente pela sua libertação, bem como o próprio governo australiano, a FIFA e o Comité Olímpico Internacional.

O jogador deverá sair da Tailândia ainda esta segunda-feira com destino à Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório