Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

20 mil aves marinhas surgem mortas na costa holandesa

Os mergulhões têm surgido mortos nas últimas semanas. Especialistas acreditam que as mortes podem estar relacionadas com os contentores do MSC Zoe que caíram ao mar e deram à costa holandesa.

20 mil aves marinhas surgem mortas na costa holandesa

Cerca de 20 mil aves marinhas, todas da mesma espécie, o mergulhão, surgiram mortas na costa holandesa nas últimas semanas. Para alguns especialistas, estas misteriosas mortes podem estar relacionadas com os 345 contentores do MSC Zoe que caíram ao mar durante uma tempestade, revela a BBC. Vários deram à costa em praias holandesas.

“Não há uma prova indiscutível, mas estamos a investigar”, frisou Mardik Leopold, especialista em aves marinhas da Universidade de Wageningen, que está a investigar estas mortes.

Os contentores do MSC Zoe começaram a dar à costa holandesa a 2 de janeiro. Brinquedos, mobília, televisões e até carros foram parar a praias mas também foi encontrado um saco com peróxido orgânico, um químico perigoso, que estava a ser transportado num dos contentores que caiu ao mar.

Embora seja possível que os mergulhões possam ter ingerido plástico, é mais provável que as aves tenham morrido depois de terem ingerido parafina ou óleo de palma.

Apesar do número de aves encontradas mortas, muitas dezenas foram encontradas vivas e estão a ser tratadas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório