Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Brasil: Vários mortos e centenas de desaparecidos após rutura de barragem

Cerca de 200 pessoas estão desaparecidas após a rutura da barragem de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, Brasil, anunciaram hoje os bombeiros em comunicado.

Brasil: Vários mortos e centenas de desaparecidos após rutura de barragem
Notícias ao Minuto

19:50 - 25/01/19 por Lusa

Mundo Minas Gerais

A rutura, hoje, de uma barragem em Brumadinho, município do estado de Minas Gerais, gerida pelo grupo mineiro Vale, obrigou à ativação do plano de emergência, desconhecendo-se oficialmente o registo de vítimas mortais.

Segundo depoimentos dos moradores, citados pela agência France Presse, um responsável dos bombeiros reportou a existência de "vários mortos", apesar de não avançar com números.

Segundo a empresa mineira Vale, detentora da barragem que rebentou, a área administrativa da empresa foi atingida pela lama, contendo funcionários no seu interior.

Os resíduos chegaram também à comunidade da Vila Ferteco, tendo a Defesa Civil confirmado a existência de pessoas isoladas.

Seis municípios emitiram já um alerta para que população se mantenha longe do leito do Paraopeba, rio que atravessa parte do Estado de Minas Gerais, receando a subida do nível das águas.

O parque de Inhotim, que conta com 14 hectares e é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, teve de ser evacuado, levando à retirada de cerca de mil pessoas.

O corpo de bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para o local, tendo sido ativado um plano de emergência, informou a empresa mineira em comunicado.

Há quase três anos, uma das barragens da empresa Samarco, controlada pelos acionistas Vale e BHP, rebentou na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, originando uma torrente de lama que destruiu fauna, flora e construções ao longo de 650 quilómetros.

Este desastre fez 19 mortos, além de ter deixado desalojadas milhares de famílias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório