Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trump quer fazer discurso do Estado da União no Congresso, como planeado

O presidente dos EUA, Donald Trump, quer manter o discurso do Estado da União no Congresso, apesar de a líder da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, lhe ter recomendado não o fazer, por questões de segurança.

Trump quer fazer discurso do Estado da União no Congresso, como planeado
Notícias ao Minuto

15:49 - 23/01/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

No início do ano, Nancy Pelosi enviou uma carta a Donald Trump, aconselhando-o a desistir de fazer o tradicional discurso do Estado da União no Congresso, marcado para a próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, invocando questões de segurança, pelo facto de a paralisação parcial do governo estar a afetar o normal funcionamento dos serviços secretos.

Mas hoje, a porta-voz da Casa Branca, Huckabee Sanders, anunciou que não há razões para desistências ou alterações naquele que é um importante momento anual de comunicação do presidente com os norte-americanos, recordando que o departamento de Segurança Interna já afirmou que "os serviços secretos estão totalmente preparados".

Nancy Pelosi tinha sugerido que o Presidente fizesse o discurso a partir da sala oval da Casa Branca, divulgasse o texto por escrito ou que o adiasse, até que o 'shutdown', que já dura há cinco semanas, terminasse, mas hoje fontes da Casa Branca revelaram que iniciaram os procedimentos para a realização do evento, considerando que a líder da Câmara nunca retirou o convite para a ida de Trump ao Congresso.

Ainda assim, as mesmas fontes da Casa Branca também disseram que já estão a preparar planos de contingência, para o caso de o Congresso não aceitar a deslocação do Presidente ao Congresso, na próxima semana.

O presidente apenas pode falar no Congresso se ambas as câmaras, alta e baixa, estiverem de acordo e a maioria Democrata na câmara baixa pode inviabilizar esse cenário.

A Constituição dos EUA apenas determina que o presidente "dará periodicamente ao Congresso informação do estado da União", o que significa que Trump pode falar a partir de qualquer lugar que ele escolha ou divulgar a comunicação por escrito.

Mas um discurso conjunto no Congresso, perante legisladores de ambos os partidos, os juízes do Supremo Tribunal e convidados, fornece o tipo de cenário grandioso que é difícil de imitar e que Trump, em especial, muito aprecia.

Ainda assim, vários líderes políticos de diversos estados têm enviado cartas a Donald Trump, convidando-o a fazer o discurso nos seus capitólios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório