Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fogueiras e polícia de choque em greve de taxistas contra Uber em Madrid

A polícia deteve um manifestante quando tentava bloquear a entrada da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que esta manhã foi inaugurada pelos reis de Espanha.

Notícias ao Minuto

15:25 - 23/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

A polícia de choque entrou em ação em Madrid, depois de durante a manifestação de taxistas terem começado ser queimados caixotes do lixo e pneus, e a bloquear o trânsito como forma de protesto contra a falta da regulamentação das aplicações de transporte como a Uber e a Cabify.

Os condutores, a usar coletes amarelos numa alusão às demonstrações que têm tido lugar em França, lançaram o caos na M-40, uma autoestrada da capital espanhola.

O grupo ameaçou bloquear o acesso à Feira Internacional de Turismo (FITUR) inaugurada pelos reis de Espanha na manhã desta quarta-feira e que foram obrigados a entrar pela lateral do edifício. A polícia deteve um dos manifestantes por cortar o acesso à feira.

Os protestos dos taxistas decorrem há já vários dias em Madrid e Barcelona depois da classe ter anunciado uma greve por tempo indeterminado devido ao que consideram ser uma concorrência injusta por parte das aplicações de empresas de transporte como a Uber ou a Cabify.

Os taxistas reuniram-se à volta de fogueiras durante a noite de terça-feira e até esta quarta-feira. "Não fiquem sem lenha, porque isto vai demorar muito tempo. Não saímos daqui até ganharmos esta batalha", disse Julio Sanz, da Federação de Motoristas de Taxi Profissionais de Madrid à multidão citado pelo El País.

Um manifestante ficou ontem gravemente ferido depois de ter sido atropelado quando tentava bloquear uma estrada de acesso ao aeroporto.

Veja acima algumas imagens do protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório