Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Condenado a um ano de prisão por entrevistar homossexual no Egito

O apresentador já se tinha declarado publicamente contra a homossexualidade.

Condenado a um ano de prisão por entrevistar homossexual no Egito
Notícias ao Minuto

11:14 - 21/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Direitos Humanos

Um apresentador de um canal de televisão privado no Egito foi condenado por um tribunal a um ano de prisão por ter entrevistado um homossexual no ano passado. Segundo a decisão, a entrevista em causa promovia a orientação sexual do entrevistado. Mohamed al Gheiti admitiu as acusações, embora no passado, conta o La Vanguardia, ele próprio se tenha manifestado contra a homossexualidade publicamente.

A decisão do tribunal implica pagar ainda uma multa de 3.000 libras egípcias (cerca de 150 euros), sendo que mesmo depois de cumprir a sentença o apresentador será sujeito a vigilância durante mais um ano. Mohamed pode apresentar recurso e pagar apenas uma fiança dependendo da decisão.

Em causa está a entrevista feita em agosto de 2018 no canal LTC a um homem cuja identidade não foi revelada e cujo rosto estava tapado. O entrevistado revelou ser um "trabalhador do sexo" e falou das relações que mantinha com homens.

O regulador dos media no país acabou por suspender o canal por duas semanas por violar "a proibição de que apareçam homossexuais em antena ou que se promovam as suas ideias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório