Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Líderes africanos felicitam Presidente eleito da RDCongo

Vários chefes de Estado africanos felicitaram hoje o Presidente eleito da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, cuja vitória no escrutínio realizado em finais de dezembro foi ratificada no sábado pelo Tribunal Constitucional daquele país.

Líderes africanos felicitam Presidente eleito da RDCongo
Notícias ao Minuto

16:05 - 20/01/19 por Lusa

Mundo Félix Tshisekedi

As felicitações a Tshisekedi, provenientes de países como Namíbia, África do Sul, Burundi e Tanzânia, começaram hoje a ser formalizadas, dias depois de a União Africana (UA) ter apelado para a suspensão da proclamação dos resultados eleitorais, alegando "sérias dúvidas" sobre a eleição do novo líder da RDCongo, e para o envio de uma delegação a Kinshasa.

"Em nome da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) e em meu nome próprio, felicitamos o Presidente eleito da RDCongo, Félix Tshisekedi, após as eleições de 30 de dezembro e a deliberação do Tribunal Constitucional de 19 de janeiro", escreveu, num comunicado, o Presidente da Namíbia, Hage G. Geingob.

O governante da Namíbia, a par de outros líderes africanos, tinha subscrito o apelo da UA, divulgado na quinta-feira.

"A SADC reitera a necessidade de respeitar a soberania e a integridade territorial da RDCongo", sublinhou o representante, acrescentando um apelo para que exista "uma transferência pacífica do poder" e para que todas as partes apoiem o Presidente eleito e o respetivo governo "na manutenção da unidade, paz e estabilidade".

Os chefes de Estado do Burundi e da Tanzânia, Pierre Nkurunziza e John Magufuli, respetivamente, utilizaram as redes sociais para felicitar o novo líder e um escrutínio em que a RDCongo, segundo o líder burundês, defendeu a sua "dignidade e soberania".

Também o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, emitiu um comunicado a felicitar Tshisekedi e a pedir ao povo congolês democrático para aceitar a decisão do Tribunal Constitucional.

Na mesma nota, o líder sul-africano enfatizou a necessidade de a RDCongo "avançar para consolidar a democracia e para preservar a paz, a estabilidade e a segurança do país".

No sábado, o Tribunal Constitucional proclamou Tshisekedi como Presidente da RDCongo, após rejeitar todos os recursos interpostos contra os resultados provisórios das eleições de 30 de dezembro.

Decisão que o candidato classificado em segundo lugar nas eleições presidenciais, Martin Fayulu, encarou como uma "confirmação" de que aquela alta instância "serve um regime ditatorial".

De acordo com a agência norte-americana Associated Press (AP), ao rejeitar os recursos, o Tribunal Constitucional ratificou a vitória de Félix Tshisekedi, que obteve cerca de 38,57% dos votos contra os 34,86% do candidato Fayulu, segundo os dados provisórios divulgados pelo Comité Eleitoral do país a 10 de janeiro.

Tshisekedi, de 55 anos, será o sucessor de Joseph Kabila, que preside aos destinos do país desde 2001.

O novo Presidente toma posse na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório