Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Nesta terra, tradição manda que cavalos atravessem fogo para se purificar

Tradição remonta pelo menos ao século XVIII.

Notícias ao Minuto

14:39 - 18/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Luminarias

Todos os anos, a 17 de janeiro, há uma localidade espanhola onde os cavalos saltam por cima das chamas para se purificar.

É em San Bartolomé de Pinares, Ávila, a oeste de Madrid, que a tradição se mantém desde o século XVIII. Chamaram-lhe 'Luminarias'.

As festas de pendor religioso contam com este elemento invulgar, aqui captado de forma impressionante pela objetiva da Reuters.

Não se sabe ao certo o que terá estado na origem da tradição, mas a ideia passa por uma purificação, não tanto pelas chamas mas pelas nuvens de fumos que provém das chamas e que, acreditava-se, afastariam doenças.

Naquele tempo, manter um cavalo saudável poderia ser essencial para a sobrevivência de uma família. E em séculos passados, o fogo foi muitas vezes proteção.

O Papa Clemente VI, por exemplo, que liderou a Igreja Católica no século XIV, terá vivido rodeado por um círculo de piras quando durante o início da chegada da peste negra à Europa. 

Com não mais do que 600 habitantes, as ruas desta localidade espanhola enchem-se por estes dias, com lareiras dispostas em diferentes espaços e homens a cavalos prontos para uma 'purificação', como manda a tradição local.

Pode ver as imagens na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório