Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Le Pen acusa UE de castigar Londres para impedir saídas de outros países

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, acusou hoje a União Europeia de desrespeitar a vontade dos britânicos em abandonarem o bloco e pretender castigá-los com um acordo "cheio de inconvenientes" para desmotivar a saída de outros países.

Le Pen acusa UE de castigar Londres para impedir saídas de outros países
Notícias ao Minuto

20:36 - 16/01/19 por Lusa

Mundo França

"A UE aproveita-se do Reino Unido para dar o exemplo e para que mais ninguém queira sair. Não procura a paz, procura as sanções mais duras possíveis", considerou a líder da União Nacional francesa (nas iniciais em francês RN, extrema-direita) em declarações à televisão "BFMTV".

A dirigente do partido RN considerou "normal" que os deputados britânicos tenham rejeitado um acordo "vergonhoso" que transfere para Londres "todos os inconvenientes, os de ficar e os de sair" do bloco comunitário.

Marine Le Pen assinalou ainda que a UE, devido à sua intransigência, estimula "o risco de uma guerra civil na Irlanda".

Perante este cenário, considerou que a aliança de nações que propõe servirá para que o Reino Unido permaneça livremente no clube de países europeus "que preserve a sua soberania".

A dirigente da extrema-direita gaulesa também rejeitou que os britânicos tenham votado enganados no referendo sobre o Brexit de junho de 2016, no qual 51,89% dos eleitores se pronunciaram pela saída do país da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório