Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Se acordo for rejeitado está na altura de eleições e de um novo governo"

O líder do Partido Trabalhista considera que Theresa May não conseguiu assegurar as "garantias legais pretendidas" e que "nada mudou" face ao acordo que tinha sido apresentado ao parlamento em dezembro. Por isso pediu aos deputados para rejeitarem um "acordo que é claramente mau para este país".

"Se acordo for rejeitado está na altura de eleições e de um novo governo"
Notícias ao Minuto

17:08 - 14/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Jeremy Corbyn

Jeremy Corbyn e o partido da oposição britânica, o Partido Trabalhista, continuam a não se mostrar convencidos com o acordo para o Brexit alcançado entre o governo de Theresa May e a União Europeia. Se a primeira-ministra apelou ao apoio dos deputados ao acordo durante a sua intervenção no parlamento, Jeremy Corbyn pediu exatamente o contrário. 

"Rejeitem o acordo que é claramente mau para este país. Durante os últimos dois anos de negociações caóticas, a primeira-ministra recusou ouvir-nos e não tentou uma única vez sequer trabalhar com o parlamento para construirmos um acordo para o Brexit que o país apoie. Agora enfrenta uma derrota humilhante e culpa todos", sublinhou. 

Jeremy Corbyn argumentou que não houve alterações ao acordo que May levou ao parlamento no mês passado. "Votar este acordo amanhã vai ser como se tivéssemos votado o acordo em dezembro". 

O líder da oposição afirma que "não nos foram dadas as garantias legais necessárias que tinham sido prometidas. Nada mudou" e considera que a declaração política da primeira-ministra foi "muito vaga, diria até nebulosa".

Numa antecipação a um eventual chumbo do parlamento ao acordo, Corbyn fez uma declaração de intenções: "Se o acordo for rejeitado amanhã está na altura de eleições e de um novo governo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório