Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

OIM pede 1 milhão de ajuda de emergência para refugiados do Chade

A ONU pediu hoje um milhão de euros em ajuda de emergência para fazer face à crise humanitária que afeta 950 migrantes e cidadãos do Chade, presos na fronteira com a Líbia, adiantou a Organização Internacional para as Migrações.

OIM pede 1 milhão de ajuda de emergência para refugiados do Chade
Notícias ao Minuto

15:48 - 12/01/19 por Lusa

Mundo ONU

Segundo a EFE, o organismo das Nações Unidas para as migrações adiantou que mais 1.200 pessoas podem chegar nos próximos dias à região setentrional de Faya-Largeau, fugidas da violência em Zouarke, agravando a crise humanitária que atinge a região.

A violência em torno de duas minas de ouro está na origem de combates tribais que decorrem desde dezembro, refere a EFE.

"É preciso pelo menos um milhão de euros em ajuda de emergência urgente para as 950 pessoas que já se encontram deslocadas na zona", garantiu a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a única presente nesta cidade que serve de ligação para o comércio entre o Chade, Níger, Líbia e Sudão.

"A instabilidade mantém-se. Tememos que nos próximos dias muitas pessoas cheguem a Faya-Largeau fugidas dos combates", adiantou a OIM, acrescentando ainda que as autoridades locais referiram que os confrontos fizeram três dezenas de mortos e mais de 400 feridos.

Desde 2012 a região chadiana de Tibesti, próxima da fronteira com a Líbia, atrai milhares de trabalhadores procedentes de todos os países do Sahel, que procuram fazer fortuna na exploração das minas de ouro.

Os confrontos armados entre senhores de guerra locais que dominam a província começaram no início de dezembro e apanharam de surpresa os milhares de migrantes que também chegam àquela região fronteiriça com a Líbia para tentar chegar depois à Europa.

Tanto Tibesti como a província vizinha de Borkou são pontos essenciais na rota migratória que se estende do corno de África à linha de costa da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório