Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Forças Armadas declaram "apoio e lealdade" a Nicolás Maduro

As Forças Armadas da Venezuela (FAV) emitiram hoje um comunicado em que declaram "irrestrito apoio e lealdade" a Nicolás Maduro durante o novo mandato que assumirá a 10 de junho.

Forças Armadas declaram "apoio e lealdade" a Nicolás Maduro
Notícias ao Minuto

21:05 - 08/01/19 por Lusa

Mundo Venezuela

O comunicado foi lido pelo ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino López, durante uma conferência de imprensa no Ministério do Poder Popular para a Defesa, em Caracas.

Por outro lado, as FAV expressaram "profunda indignação" pelo "nefasto ato de intromissão" de um grupo de governos da América Latina que, "sob os auspícios dos Estados Unidos", emitiram, a 4 de janeiro um comunicado em que não reconheciam a legitimidade do Presidente Nicolás Maduro e os "direitos irrenunciáveis da Venezuela sobre o território Esequibo (zona em reclamação entre a Venezuela e a Guiana)".

"Há uma longa história de deplorável submissão das oligarquias que têm governado a América Latina durante séculos, em contraposição à dignidade dos seus próprios povos e subjugando os sagrados interesses das suas nações aos de potências estrangeiras", acrescenta o comunicado.

O documento prossegue sublinhando que "a Venezuela, particularmente, tem sofrido, desde o seu nascimento como República (...) um acérrimo anti-bolivarianismo, muito especialmente do império norte-americano".

No comunicado, as FAV condenam a declaração do Grupo de Lima, face à sua "ingerência" e por instar a Venezuela a desistir de ações constitucionais para assegurar a integridade do espaço geográfico.

O Grupo de Lima, com exceção do México, não reconhece o novo mandado de seis anos que o presidente Nicolás Maduro iniciará a 10 de janeiro.

O presidente da Venezuela vai prestar juramento para um novo mandado presidencial perante o Supremo Tribunal de Justiça, ao invés da Assembleia Nacional (parlamento, onde a oposição detém a maioria), já que Maduro não reconhece a legitimidade deste órgão, que acusa de estar a afrontar as sentenças daquele tribunal.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro foi reeleito para um novo mandato presidencial nas eleições antecipadas de 20 de maio de 2018, com 6.248.864 votos (67,84%).

Um dia depois das eleições, a oposição venezuelana questionou os resultados, alegando irregularidades e o não respeito pelos tratados de direitos humanos ou pela Constituição da Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório