Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Duterte admitiu ter abusado sexualmente de mulher quando era adolescente

O discurso do presidente das Filipinas gerou uma onda de críticas. No passado, Duterte revelara já ter esfaqueado mortalmente uma pessoa.

Duterte admitiu ter abusado sexualmente de mulher quando era adolescente

O presidente filipino Rodrigo Duterte está mais uma vez envolvido em polémica. Num discurso proferido este sábado, o Chefe de Estado recordou uma confissão que fez a um padre na qual revelou que abusou sexualmente da sua empregada quando era adolescente.

Segundo a BBC, Duterte descreveu como entrou no quarto da empregada enquanto esta dormia. “Levantei o lençol… Tentei tocar-lhe por debaixo das cuecas. Toquei. Ela acordou e eu saí do quarto”. O líder das Filipinas acrescentou que admitiu ao padre que voltou a entrar no quarto da mulher e que tentou voltar a abusar dela.

De acordo com Duterte, o padre disse-lhe para rezar “cinco Pais Nossos, seis Avé Marias porque vais para o inferno”, adianta o Rappler.

O porta-voz do presidente das Filipinas apressou-se a afirmar que estes comentários foram “inventados”. No entanto, grupos de direitos humanos condenaram as revelações de Duterte. O partido político Gabriela, que representa grupos que defendem os direitos das mulheres, considera que as afirmações equivalem a admitir uma violação.

“A violação não acontece apenas através da penetração com o pénis. Se for com um dedo ou com um objeto é considerada violação”, realçou o secretário-geral do partido, Joms Salvador.

Esta é a mais recente polémica que envolve o presidente das Filipinas. Anteriormente, Duterte afirmou  ter esfaqueado até à morte uma pessoa quando era jovem e sugeriu aos soldados filipinos que em vez de matarem guerrilheiras comunistas deviam “disparar nas vaginas”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório