Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Guatemala pede investigação "clara" à morte de duas crianças nos EUA

O governo da Guatemala pediu hoje uma investigação "clara" sobre a morte de um segundo menor guatemalteco em menos de um mês sob custódia das autoridades de fronteira dos Estados Unidos.

Guatemala pede investigação "clara" à morte de duas crianças nos EUA
Notícias ao Minuto

21:29 - 25/12/18 por Lusa

Mundo Governo

Uma criança de oito anos da Guatemala morreu hoje sob custódia do governo dos Estados Unidos, sendo esta a segunda morte de uma criança migrante, nas mesmas condições de guarda, no espaço de um mês.

O rapaz morreu pouco depois das 00h00, na noite de Natal, disseram à Associated Press as autoridades de vigilância de fronteiras norte-americanas, a Customs and Border Protection (CBP).

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guatemala disse que agentes da vigilância da fronteira "informaram do lamentável falecimento de um menor de origem guatemalteca", de oito anos, em Alamogordo, Novo México.

A causa da morte "está em investigação", diz-se no comunicado, no qual se diz também que o governo já pediu uma resposta acerca da morte a 8 de dezembro da menor Jakelin Caal Maquín, que morreu em circunstâncias idênticas à do menor de hoje, 48 horas após ter sido detida com o pai na fronteira com os Estados Unidos.

A CBP disse que a criança que hoje morreu mostrou "sinais potenciais de doença" na segunda-feira e foi levada, juntamente com o pai, a um hospital em Alamogordo, no Estado do Novo México, onde lhe foi diagnosticada uma gripe e febre, sendo-lhe receitado amoxicilina e ibuprofeno.

O menino voltou ao hospital à noite com náuseas e vómitos e morreu quatro horas depois, acrescentou a CBP.

O corpo da menina de sete anos que morreu a 8 de dezembro foi devolvido à remota aldeia da sua família na segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório