Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Atriz vai processar ex-membros do governo mexicano em 60 milhões

Kate del Castillo fala em "perseguição política" depois de ter sido a intermediária do encontro entre Sean Penn e El Chapo. Considera que as informações divulgadas pela administração do antigo presidente, Enrique Peña Nieto, prejudicaram a sua carreira.

Atriz vai processar ex-membros do governo mexicano em 60 milhões
Notícias ao Minuto

23:50 - 23/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Kate del Castillo

A atriz mexicana Kate del Castillo vai processar ex-membros da administração de Peña Nieto em 60 milhões de dólares (quase 53 milhões de euros) por “danos morais e materiais” devido ao que chama de “perseguição política” movida contra si, adianta o The Guardian.

Em causa está a relação de Kate del Castillo com o antigo líder do cartel de Sinaloa, Joaquín El Chapo Guzmán, que permitiu à atriz servir de intermediária para um encontro entre o ator Sean Penn e o conhecido narcotraficante em 2015, numa altura em que El Chapo estava foragido.

Kate del Castillo nunca foi acusada, mas alega que procuradores mexicanos divulgaram informação sobre a sua associação a El Chapo que se revelou prejudicial para a sua carreira de atriz. Numa conferência de imprensa, esta quinta-feira, Kate del Castillo argumenta que a informação revelada pela antiga administração mexicana sugeria uma ligação sentimental a El Chapo e até a possibilidade de estar envolvida no tráfico de droga.

Isso levou a que tivesse saído do México, tendo apenas regressado agora para passar a quadra natalícia com a sua família.

A atriz também acrescentou ainda que foi traída por Sean Penn. “Ele aparentemente ajudou na localização e na detenção” de El Chapo. “Eu não estava a par dessa situação e foi por esse motivo que sempre me referi a essa atitude como uma traição. Ele agiu muito mal porque não me protegeu e pôs a minha vida em risco”.

El Chapo está nesta altura a ser julgado nos Estados Unidos por vários crimes relacionados com o tráfico de droga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório