Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Catalunha: Reunião do Governo em Barcelona eleva tensão com separatistas

O Governo espanhol realiza na sexta-feira um Conselho de Ministros em Barcelona, Catalunha, que está a levantar polémica e a aumentar a tensão com o Governo regional e movimentos separatistas da região.

Catalunha: Reunião do Governo em Barcelona eleva tensão com separatistas
Notícias ao Minuto

14:56 - 19/12/18 por Lusa

Mundo Espanha

O executivo socialista liderado por Pedro Sánchez decidiu realizar esta sexta-feira em Barcelona a habitual reunião semanal do Conselho de Ministros, depois de Sevilha ter sido, em outubro, a primeira capital de Comunidade Autónoma a receber este tipo de encontros.

A data converteu-se rapidamente em mais uma que será aproveitada pelos separatistas para mostrar que continuam a defender a independência daquela região de Espanha.

Os independentistas consideram que a reunião é uma "provocação" e vários movimentos separatistas apelaram à realização de manifestações, tendo as autoridades mobilizado um importante dispositivo policial com receio de ações de grupos mais radicais.

Depois de um braço de ferro que durou vários dias, Madrid confirmou hoje que o Conselho de Ministros será antecedido na quinta-feira à tarde de um encontro entre o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente do executivo catalão, Quim Torra.

O formato dessas reuniões tem levantado muita polémica, com o executivo regional separatista a exigir e a apresentar esses encontros como se se tratasse de uma cimeira bilateral, como Espanha tem com Portugal ou a França.

O Governo espanhol, através da 'número dois' de Sánchez, Carmen Calvo, sublinha que não se trata de uma espécie de cimeira entre os dois executivos, mas sim um encontro entre os dois líderes, podendo também haver reuniões pontuais entre outros ministros e conselheiros regionais.

O executivo regional assegura que se trata de um encontro "entre os dois Governos" que se irá realizar às 18:00 (17:00 em Lisboa) de quinta-feira, mas Carmen Calvo, a partir de Madrid, insiste noutra versão: "Volto a repetir, não se trata de uma reunião de Governo a Governo, porque o Governo de Espanha governa a Catalunha", afirmou.

Entretanto, vários movimentos independentistas marcaram concentrações em Barcelona que levaram a polícia a reforçar a sua presença na capital da Catalunha.

O grupo radical denominado Comités de Defesa da República (CDR), conhecidos pela realização de ações contra a ordem pública, como o corte de vias, convocou através das redes sociais os seus fiéis à "batalha" para impedir a reunião.

"Quem não participar na batalha, participará na derrota", escreveram na rede social Twitter, citando o dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht, e fazendo um apelo a todos para estarem "às primeiras horas da manhã" no local em que se realiza o Conselho de Ministros.

Por seu lado, o movimento cívico independentista Ómnium Cultural anunciou a realização de um "Conselho Popular de Ministros" como forma de protesto "pacífico".

O processo de independência da Catalunha foi interrompido em 27 de outubro de 2017, quando o Governo central espanhol decidiu intervir nessa Comunidade Autónoma na sequência da realização de um referendo de autodeterminação organizado pelo executivo regional independentista em 01 de outubro do mesmo ano que foi considerado ilegal.

As eleições regionais, que se realizaram a 21 de dezembro de 2017, voltaram a ser ganhas pelos partidos separatistas que continuam a defender a criação de uma República independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório