Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos nove mortos em explosão de carro armadilhado na Síria

Pelo menos nove pessoas, incluindo cinco civis, morreram hoje na cidade síria de Afrine (norte), controlada pelas forças turcas e os aliados sírios, na explosão de um carro armadilhado, segundo uma organização não governamental (ONG).

Pelo menos nove mortos em explosão de carro armadilhado na Síria
Notícias ao Minuto

19:55 - 16/12/18 por Lusa

Mundo Afrine

"A explosão ocorreu nas imediações do mercado Al-Hal, próximo de uma posição dos combatentes pró-turcos, causando nove mortos: cinco civis e quatro combatentes", segundo um novo balanço feito pelo diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane.

"Mais de 20 pessoas, civis e combatentes, ficaram feridos, alguns em estado grave", acrescentou, adiantando que o balanço "pode ser mais pesado".

O atentado, que ainda não foi reivindicado, causou também "importantes prejuízos materiais", segundo Abdel Rahmane.

A cidade de Afrine foi tomada em março pelas forças turcas e pelos seus aliados sírios à principal milícia curda na Síria, Unidade Pela Proteção do Povo (YPG)

Ancara considera esta milícia como um grupo terrorista que emanou do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que desde 1984 lidera a guerrilha em solo turco.

O ataque aconteceu depois de o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter ameaçado quarta-feira lançar uma nova ofensiva na Síria contra os YPG.

Quinta-feira, um soldado turco foi morto na região de Afrine por tiros da YPG, segundo o ministério da Defesa turco.

A Turquia já lançou duas ofensivas da Síria depois de 2016 para repelir da sua fronteira os jihadistas do Estado Islâmico e depois a milícia YPG, aliada de Washington na luta antijihadista na Síria.

O conflito sírio já fez mais de 360 mil mortos e atirou para o exílio milhões de civis desde 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório