Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Macron admite "discussão política" mas não revisão do quadro jurídico

O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje, em Bruxelas, estar preparado para ter uma discussão política sobre o 'Brexit', mas descartou a possibilidade de se reabrir "um acordo jurídico que foi discutido durante meses".

Macron admite "discussão política" mas não revisão do quadro jurídico
Notícias ao Minuto

15:22 - 13/12/18 por Lusa

Mundo Brexit

"Podemos ter uma discussão política esta noite, mas o quadro jurídico e o acordo [de saída do Reino Unido] foram negociados e não serão alterados", disse Macron, em declarações à entrada para o Conselho Europeu.

"Teremos uma discussão política, na sequência de dificuldades políticas em Londres", salientou, reiterando que os 27 não estão dispostos a "reabrir um acordo jurídico que foi discutido durante meses".

O Presidente francês acrescentou também que a cimeira de hoje e sexta-feira tem outros temas em agenda, exemplificando o tema da defesa da UE ou o clima, em relação aos quais espera ter "verdadeiros resultados atingidos"

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se, entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, no último Conselho Europeu do ano, que volta a ter em agenda a questão do 'Brexit'.

Na segunda-feira, Theresa May decidiu adiar a votação do acordo do 'Brexit' no parlamento britânico, por admitir que o mesmo seria rejeitado por "larga margem", tendo-se deslocado a Bruxelas na terça-feira para discutir com os líderes europeus formas de obter "garantias adicionais" sobre os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar o regresso de uma fronteira na ilha da Irlanda, o tema mais difícil das negociações e que originou as maiores divergências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório