Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

UE estabelecerá mecanismo para Irão contornar as sanções dos EUA

Mecanismo terá sido falado durante o Conselho de Misntros dos Negócios Estrangeiros.

UE estabelecerá mecanismo para Irão contornar as sanções dos EUA
Notícias ao Minuto

15:05 - 10/12/18 por Andrea Pinto

Mundo Mogherini

Bruxelas vai criar uma forma de pagamento alternativa para facilitar as transações financeiras entre a União Europeia e o Irão, de forma a conseguir ultrapassar as sanções impostas pelos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, na sequência da reunião de Conselhos de Ministros, que aconteceu esta segunda-feira, em Bruxelas.

"Espero que este instrumento seja criado nas próximas semanas, antes do final do ano, com o objetivo de proteger e promover negócios legítimos", afirmou Mogherini.

O bloco dos 28 países têm vindo a analisar maneiras de continuar a fazer negócios com o Teerão e contornar as restrições económicas que os Estados Unidos impuseram depois de Washington se ter retirado do acordo nuclear com o Irão.

Recorde-se que anteriormente já vários altos funcionários da UE tinham sugerido a criação de um novo veículo especial, para eliminar a dependência da UE em relação aos Estados Unidos e à Sociedade Mundial de Telecomunicações Interbancárias e Financeiras, que é atualmente responsável pelas transferências transfronteiriças de alto valor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório