Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Encontro com Presidente é "um passo em frente" no diálogo nacional

Várias organizações da sociedade civil consideraram hoje simbólico e um passo em frente para a construção de um diálogo nacional o encontro com o Presidente angolano, João Lourenço.

Encontro com Presidente é "um passo em frente" no diálogo nacional
Notícias ao Minuto

13:42 - 04/12/18 por Lusa

Mundo Ativista

Falando à imprensa, vários dirigentes e líderes de organizações não-governamentais e da sociedade civil destacaram a importância do encontro em que lhes foi permitido manifestar "todas as preocupações de forma frontal e sem quaisquer receios".

A reunião convocada pelo chefe de Estado angolano acabou por não contar com a participação do ativista Rafael Marques, da fundação Open Society, que esteve à porta da presidência, mas que acabou por não entrar no Palácio Presidencial.

Segundo uma nota do jornalista e ativista no site que dirige, Maka Angola, não lhe foi permitida a entrada por "não constar da lista de convidados".

Por seu lado, o ativista Luaty Beirão optou por, no final de uma hora e meia de reunião, não falar aos jornalistas, mantendo a promessa de só falar depois de terminado o prazo, a 26 deste mês, para o repatriamento de capitais por parte de altas figuras angolanas, exigido pelo Governo angolano.

Entre os ativistas que falaram aos jornalistas, José Patrocínio, líder da Associação religiosa Omunga, Alexandra Semeão, da Associação Handeca, e Maria Lúcia Silveira, da Associação justiça, Paz e Desenvolvimento, destacaram também "a franqueza e respeito manifestado por João Lourenço", salientando o facto de este tipo de encontro ser inédito em Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório