Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 150 casos de violência sexual no Sudão do Sul em 12 dias

Mais de 150 mulheres e meninas adolescentes procuraram tratamento nos últimos 12 dias por alegados casos de violação e violência sexual perto de Bentiu, a segunda maior cidade do Sudão do Sul, anunciou a ONU.

Mais de 150 casos de violência sexual no Sudão do Sul em 12 dias
Notícias ao Minuto

23:13 - 03/12/18 por Lusa

Mundo ONU

Numa declaração conjunta, vários organismos das Nações Unidas consideram os ataques como "abomináveis", referindo que as vítimas descreveram os atacantes como "homens armados e muitos deles com uniformes".

O subsecretário geral dos Assuntos Humanos das Nações Unidas, Mark Lowcock, a diretora executiva da Unicef Henrietta Fore e a diretora executiva do Fundo Populacional das Nações Unidas Natalia Kanem pediram às autoridades que "denunciam publicamente os ataques e garantam que os responsáveis pelos crimes enfrentam a justiça".

Segundos informaram, no primeiro semestre de 2018, foram registados 2.300 casos de violência baseada no género no Sudão do Sul, a maioria contra mulheres e adolescentes, e muitos casos também contra crianças.

"Os funcionários humanitários estão a disponibilizar assistência e serviços essenciais para os sobreviventes destes ataques. Apelamos para que as autoridades assegurem a proteção e segurança dos civis e trabalhadores humanitários, para evitar estas violações horrendas", referem.

Os Médicos Sem Fronteiras referiram que o "aumento dramático" da violência sexual ocorreu quando mulheres e meninas foram até um local de distribuição de alimentos em Bentiu.

Antes dos últimos ataques, a instituição de assistência médica disse que a sua clínica de Bentiu tratou 104 sobreviventes de abuso sexual nos primeiros 10 meses deste ano, num país marcado por uma guerra civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório