Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Espanha: Diagnosticada com intoxicação por canábis teve, afinal, AVC

O caso seguiu para tribunal e a mulher irá ser indemnizada.

Espanha: Diagnosticada com intoxicação por canábis teve, afinal, AVC
Notícias ao Minuto

23:17 - 27/11/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo processo

Uma mulher de 33 anos foi inicialmente diagnosticada com tendo uma intoxicação por canábis, quando, na verdade, tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Um erro que, de acordo com o El Periódico, mudou a vida da paciente. 

Estávamos a 4 de setembro de 2011 e a mulher levantou-se para dar uma bebida ao filho quando, subitamente, perdeu a força na perna esquerda e caiu para o chão. Para além disso, a mulher ficou com a boca ligeiramente deslocada para o lado. 

À chegada da equipa do Serviço Médico de Emergência, esta não valorizou a situação como deveria, conta o mesmo meio de comunicação, e não foi ativado o código de emergência AVC. 

A paciente acabou por ser transportada para o hospital em Calella, Espanha, que não reúne os requisitos necessários para responder a situações de emergência em caso de AVC. Depois de ser submetida a um exame físico, a mulher foi diagnosticada com uma intoxicação por canábis, apesar de não apresentar sintomas como euforia ou riso fácil. 

Passadas algumas horas, a mulher entrou em estado comatoso e teve convulsões e só nessa altura é que, perante as suspeitas de AVC, foi transferida para outra unidade hospitalar em Badalona. Nesse hospital, foi então analisada devidamente a nível neurológico e acabou por ficar hospitalizada durante 114 dias. 

A situação seguiu para tribunal e chega agora a público porque a lesada irá receber uma indemnização de mais de um milhão de euros. A negligência médica fez com que a vítima sofresse sérias consequências, a ponto de precisar de terceiros para realizar as atividades rotineiras.  O tribunal, na sentença, sustentou que "houve um erro de diagnóstico de intoxicação por canábis, erro derivado da interpretação errónea dos sintomas apresentados pela paciente". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório