Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nove pessoas da mesma família morrem em Itália. "Por que não avisaram?"

Até ao momento, o mau tempo em Itália já fez 29 vítimas mortais. Perto de Palermo, a chuva e a lama levaram nove pessoas da mesma família.

Nove pessoas da mesma família morrem em Itália. "Por que não avisaram?"
Notícias ao Minuto

16:38 - 04/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Palermo

O mau tempo que tem devastado Itália por estes dias atingiu nas últimas 24 horas a ilha da Sicília.

Nos arredores de Palermo, a força da natureza levou a tragédia a uma família. Nove pessoas - todos familiares - morreram em Casteldaccia quando o rio Milicia transbordou.

Água, lama, ramos e destroços rodearam rapidamente a habitação desta família, até que a porta acabou mesmo por ceder. Giuseppe Giordano sobreviveu ao conseguir subir até ao topo de uma árvore. Aos meios de comunicação social italianos, Giuseppe Giordano pergunta entre lágrimas: "Perdi a minha família. Por que não nos avisaram?".

A última imagem que Giuseppe Giordano diz ter da tragédia é do seu filho de 15 anos a segurar a irmã bebé, de apenas um ano. "Eu seguro-a", gritou o rapaz ao pai enquanto tentava segurar a menina ao alto, numa altura em que destroços e lama já haviam invadido a habitação, fazendo explodir alguns equipamentos eletrónicos. Momentos antes da tragédia, o rapaz brincava com a irmã bebé quando se apercebeu da lama a entrar em casa por debaixo da porta, como dá conta o La Repubblica.

A tragédia de Casteldaccia - como já está a ser designada - conta agora com novos detalhes, com o procurador a dar conta que havia ordens de demolição que não terão sido levadas a cabo, num caso que remonta já a 2008.

A habitação que esta família arrendara (e que pode ver na imagem acima) será uma das que se situava numa zona de risco onde foram construídas habitações, como acusa agora o procurador local.

O risco que se temia era precisamente o da  proximidade do rio. Este fim de semana, a força implacável do mau tempo deu lugar à tragédia.

São estas as nove vítimas da mesma família que perderam a vida: Rachele Giordano, bebé de um ano, Federico Giordano, de 15 anos, a mãe, Stefania Catanzaro, de 32 anos, o avô Antonino Giordano, de 65, e a sua esposa, Matilde Comito, de 57; Marco Giordano, de 32 anos, e a irmã Monia Giordano, de 40; Francesco Rughoo, um menino de 3 anos, e Nunzia Flamia, de 65 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório