Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Síria: Forças apoiadas por EUA anunciam suspensão de operações contra EI

A coligação de combatentes árabes e curdos da Síria apoiada por Washington anunciou hoje uma "suspensão" da sua ofensiva contra o último bastião do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), devido a bombardeamentos da Turquia noutra frente síria.

Síria: Forças apoiadas por EUA anunciam suspensão de operações contra EI
Notícias ao Minuto

17:32 - 31/10/18 por Lusa

Mundo Tensão

Em comunicado, as Forças Democráticas Sírias (FDS) classificaram como "provocações" os últimos ataques turcos ao norte da Síria, quando os seus combatentes enfrentam os 'jihadistas' no extremo leste do país, onde o EI recentemente levou a cabo um contra-ataque mortífero.

No domingo, o exército turco bombardeou posições das Unidades de Proteção do Povo (YPG) no sector de Kobané (norte), segundo a agência de imprensa estatal turca Anadolu, que noticiou quatro combatentes mortos.

A milícia curda das YPG é a espinha dorsal das FDS, uma força apoiada pelos Estados Unidos para combater o EI no terreno, mas Ancara considera as YPG uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo que trava uma sangrenta guerrilha em território turco desde 1984.

Apesar de o PKK estar classificado como "terrorista" pelos aliados ocidentais da Turquia, esse não é o caso das YPG.

Na terça-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, brandiu novamente a ameaça de uma ofensiva contra os combatentes curdos no norte da Síria.

Erdogan ameaçou várias vezes nos últimos dias lançar uma nova ofensiva, depois das duas levadas a cabo desde 2016, para derrotar tanto o EI como as YPG.

A Turquia teme que a instalação de uma entidade curda na sua fronteira incentive as pretensões separatistas no seu território.

Condenando uma "sincronização" entre os bombardeamentos turcos e os contra-ataques 'jihadistas', as FDS advertiram hoje de que a suspensão das operações contra o EI no leste poderá manter-se se Ancara prosseguir os seus ataques.

"Esta coordenação direta entre os ataques do exército turco e os do EI contra as nossas forças levou-nos a uma suspensão temporária da batalha" contra "o último bastião da organização terrorista", afirmaram as FDS no comunicado.

"A continuação desses ataques causará uma suspensão prolongada da nossa operação militar", sublinharam no texto.

Sobre os combates das FDS no leste da Síria, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou que "no terreno, tudo está parado".

"Havia movimentações de tropas em direção à frente, isso parou. Os bombardeamentos também foram interrompidos", precisou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório