Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

França considera "inquietante" novo poder político no Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, considerou hoje "inquietante" a eleição de Jair Bolsonaro como novo Presidente do Brasil, acrescentando que é preciso esperar para ver o que acontece.

França considera "inquietante" novo poder político no Brasil
Notícias ao Minuto

14:38 - 31/10/18 por Lusa

Mundo Ministro

"Verificaremos a partir dos factos as posições deste novo Presidente", declarou à estação televisiva RTL.

Questionado sobre o que pensa do novo poder saído das eleições presidenciais do passado domingo, respondeu que se trata da "extrema-direita que namora valores que sempre se combateram na Europa. É inquietante".

O ministro acrescentou que o triunfo de Bolsonaro resulta de uma sucessão de crises devido à corrupção, violência urbana, destituição de Dilma Rousseff do cargo de presidente e o processo que levou à prisão do também ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

O chefe da diplomacia francesa notou que embora durante a campanha Bolsonaro tenha anunciado que o Brasil sairia do Acordo de Paris sobre alterações climáticas e que pretendia alterar a Constituição brasileira, agora a sua postura mudou.

Le Drian sublinhou que os interesses de França no Brasil "são enormes" e adiantou que vão verificar o cumprimento dos compromissos com base nos factos. "Mas em primeiro lugar, que respeite o direito", concluiu.

Numa primeira declaração após ser conhecida a vitória de Bolsonaro, o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que quer que os dois países mantenham a sua parceria estratégica baseada em "valores comuns de respeito e promoção dos princípios democráticos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório