Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Missão da ONU no Saara Ocidental vai ser renovada por seis meses

O Conselho de Segurança deve renovar na quarta-feira a missão das Nações Unidas no Saara Ocidental, mas apenas por seis meses devido a pressão dos Estados Unidos, contra a intenção da França e Marrocos, que queriam um ano.

Missão da ONU no Saara Ocidental vai ser renovada por seis meses
Notícias ao Minuto

21:52 - 30/10/18 por Lusa

Mundo Conselho Segurança

Esta é a segunda vez que o mandato da Missão das Nações Unidas para o referendo no Saara Ocidental (MINURSO) é prorrogado por apenas seis meses, tendo a primeira vez ocorrido em abril.

Redatores do texto, os Estados Unidos acreditam que um mandato curto empurra as partes para encontrar uma solução em redor de uma mesa de negociação.

O atual mandato da MINURSO termina na noite de quarta-feira. A votação do Conselho de Segurança estava prevista para segunda-feira, mas divergências entre membros do conselho, entre elas em relação à duração do mandato, atrasaram o processo.

Além da MINURSO, Washington, que também pede o fim do mandato no Kosovo, agiu desta forma para a missão de paz em Chipre, renovada em julho por apenas seis meses.

Em meados de outubro, o embaixador francês na ONU, François Delattre, tinha defendido para a MINURSO um regresso a um mandato de um ano, também reivindicado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Paris sublinha a necessidade de "construir" a dinâmica iniciada pelo projeto de novas discussões internacionais sobre o Saara Ocidental.

Organizado pelo enviado da ONU, o ex-presidente alemão Horst Kohler, essas discussões estão previstas para os dias 05 e 06 de dezembro em Genebra e vão reunir Marrocos, a Frente Polisário, a Argélia e a Mauritânia. As últimas conversações ocorreram 2012.

Apoiada por Argel, a Frente Polisário defende um referendo de autodeterminação para o Saara Ocidental. Marrocos rejeita qualquer solução que não seja autonomia para este território sob sua soberania.

Os Capacetes Azuis da MINURSO garantem um cessar-fogo entre as duas partes desde 1991.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório