Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eleições legislativas propostas para Guiné-Bissau em dezembro ou janeiro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que apresentou três cronogramas eleitorais para a realização de eleições legislativas, que estão marcadas para 18 de novembro, mas que terão de ser adiadas por causa do atraso no recenseamento eleitoral.

Eleições legislativas propostas para Guiné-Bissau em dezembro ou janeiro
Notícias ao Minuto

20:50 - 30/10/18 por Lusa

Mundo PM

"Há vários cenários possíveis. Nós apresentamos um cenário para 16 de dezembro e um cenário para 30 de dezembro", afirmou Aristides Gomes.

Segundo o primeiro-ministro, aqueles dois cenários implicam uma redução dos prazos para além do recenseamento.

"Ou seja, feito o recenseamento, na base da lei vigente, o resto seria na base da redução de prazos", explicou.

Quanto ao terceiro cenário, Aristides Gomes disse que é a 27 de janeiro com o respeito de toda a lei e sem encurtamento de prazos.

"Mas o senhor Presidente manifestou interesse em que as eleições sejam ainda este ano e nós também", disse.

Aristides Gomes falava aos jornalistas no final de uma reunião de cerca de nove horas que juntou na Presidência guineense partidos políticos, sociedade civil e autoridades eleitorais.

O processo eleitoral para as legislativas, marcadas para 18 de novembro na Guiné-Bissau, tem sido bastante criticado pelos partidos políticos e pela sociedade civil, principalmente o recenseamento, que começou, atrasado, a 20 de setembro.

Recentemente, o Governo anunciou o que o recenseamento eleitoral se deveria prolongar até 20 de novembro e terminar dois dias depois da data marcada para a realização das legislativas, que deverão ter de ser adiadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório