Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Khashoggi: Ancara pede conclusão de inquérito o mais rápido possível

A Turquia apelou hoje para que termine "o mais rapidamente possível" o inquérito sobre o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, quando se encontra em Istambul o procurador-geral da Arábia Saudita para reuniões com o seu homólogo turco.

Khashoggi: Ancara pede conclusão de inquérito o mais rápido possível
Notícias ao Minuto

11:54 - 29/10/18 por Lusa

Mundo Mevlüt Cavusoglu

"Naturalmente, vemos com interesse que os nossos procuradores partilhem informações e trabalhem em conjunto", declarou o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, numa conferência de imprensa em Istambul.

"É necessário que esta cooperação continue, mas não que se eternize (...). Esta investigação deve ser concluída o mais rapidamente possível", adiantou.

O procurador da Arábia Saudita Saud bin Abdallah Al-Muajab encontra-se em Istambul e esteve com o procurador turco encarregado do inquérito, Irfan Fidan.

Após este encontro, o procurador saudita deveria deslocar-se ao consulado do seu país em Istambul, onde Jamal Khashoggi, um jornalista crítico do poder em Riade, foi morto a 2 de outubro durante uma operação realizada, segundo Ancara, por 15 agentes sauditas.

Após ter afirmado inicialmente que o jornalista de 59 anos tinha deixado o consulado vivo, Riade reconheceu que estava morto, mas tem indicado várias versões contraditórias que deixam com dúvidas Ancara e os ocidentais.

As autoridades sauditas detiveram 18 pessoas e opuseram-se à sua extradição pedida pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Mais de três semanas depois do assassínio, os investigadores turcos continuam a tentar encontrar o corpo de Khashoggi.

Depois de terem realizado buscas numa floresta próxima de Istambul e numa cidade do noroeste da Turquia, os investigadores inspecionaram na semana passada a rede de esgoto próxima do consulado saudita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório