Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Coreias decidem desmantelar postos de guarda ao longo da fronteira comum

As duas Coreias acordaram hoje desmantelar até ao final de novembro 11 postos de guarda ao longo da sua fronteira comum, com o objetivo potencial de retirar mais tarde todos os outros, anunciaram altos responsáveis militares.

Coreias decidem desmantelar postos de guarda ao longo da fronteira comum
Notícias ao Minuto

12:48 - 26/10/18 por Lusa

Mundo Decisão

O acordo concluído entre generais do Norte e do Sul insere-se na melhoria de relações entre os dois países que tem vindo a ocorrer desde janeiro, após dois anos de subida de tensão devido aos programas nucleares e balísticos de Pyongyang.

Durante a sua terceira cimeira, em setembro, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, comprometeram-se a tomar medidas para reduzir as tensões ao longo da sua fronteira.

As duas Coreias estão ainda tecnicamente em guerra, dado o conflito de 1950-53 ter terminado com um armistício e não com um acordo de paz.

Nas discussões de hoje, os dois campos decidiram retirar todos os militares e armas de 11 postos de guarda de cada lado da fronteira e destruí-los até ao final de novembro, segundo um comunicado divulgado pelo exército sul-coreano.

As negociações decorreram na aldeia fronteiriça de Panmunjom, onde foram assinadas as tréguas.

A Zona de Segurança Conjunta (JSA na sigla em inglês) de Panmunjom é a única parte da fronteira intercoreana, com 250 quilómetros, onde as tropas dos dois países estão frente a frente.

No âmbito das medidas de apaziguamento, os dois lados terminaram na quinta-feira a retirada de todas as armas e postos de guarda da JSA, que passa a ser vigiada apenas por 35 funcionários não armados de cada um dos países.

As duas partes terminaram ainda na semana passada a retirada das minas que tinham colocado na JSA.

A melhoria de relações entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte já se traduziu na realização de três cimeiras intercoreanas, assim como num encontro histórico entre Kim Jong-un e o presidente norte-americano, Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório