Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Filho mais velho de Khashoggi já saiu da Arábia Saudita

Salah Khashoggi estava proibido de sair da Arábia Saudita. Riade deverá ter mudado de posição.

Filho mais velho de Khashoggi já saiu da Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

17:28 - 25/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Riade

O filho mais velho do jornalista Jamal Khashoggi terá obtido autorização para sair da Arábia Saudita. De acordo com a Reuters, que cita duas fontes próximas da família, Salah Khashoggi saiu do país de avião na quarta-feira. Não foi revelado o seu destino ou outros detalhes sobre a partida.

Salah Khashoggi, que, assim como o pai, beneficia de cidadania norte-americana, estava proibido de sair do país.

Perante as fortes repercussões mediáticas depois da morte do jornalista, nas instalações do consulado saudita em Istambul, o rei Salman e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, ambos associados ao crime, receberam os dois filhos de Khashoggi, Salah e Sahel.

Na imagem acima, pode ver-se Salah Khashoggi a ser cumprimentado por Mohammed bin Salman.

Sublinhe-se que a Arábia Saudita admitiu, no sábado passado, que o jornalista foi morto nas instalações do consulado. Durante vários dias, as autoridades sauditas mantiveram que Khashoggi saíra vivo das instalações, tendo sido inclusive noticiado esta semana a existência de um "duplo" que saiu do local envergando as roupas do jornalista.

Jamal Khashoggi, recorde-se, entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro, para obter um documento para se casar com uma cidadã turca e nunca mais foi visto. No mesmo dia em que o jornalista desapareceu, entraram em Istambul, em dois aviões, 15 sauditas identificados como membros da Guarda Real saudita.

Suspeita-se que estes terão estado envolvidos na morte de Khashoggi, que era uma das vozes mais críticas do poder em Riade, nomeadamente do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O jornalista colaborava com o jornal The Washington Post e residia nos Estados Unidos desde 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório