Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Cônsul saudita viajou para Riade em plena investigação ao caso Khashoggi

O cônsul da Arábia Saudita em Istambul partiu hoje para Riade, quando prossegue a investigação ao eventual assassínio do jornalista Jamal Khashoggi no consulado, noticiou a imprensa turca.

Cônsul saudita viajou para Riade em plena investigação ao caso Khashoggi
Notícias ao Minuto

17:13 - 16/10/18 por Lusa

Mundo Mohamad al-Otaibi

O cônsul, Mohamad al-Otaibi, partiu de Istambul às 17:00 locais (15:00 em Lisboa) num voo da companhia aérea saudita Saudia com destino à capital da Arábia Saudita, segundo o jornal Habertürk.

O diplomata partiu por sua própria vontade, noticiou por seu lado a televisão CNN-Türk, citando fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

A partida do diplomata ocorre um dia depois de a polícia turca ter revistado o consulado, durante nove horas, e no dia em que está prevista uma busca à residência do cônsul.

As autoridades turcas investigam o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que a 02 de outubro entrou no consulado para tratar de questões administrativas, não voltando a ser visto.

As câmaras de vigilância da representação diplomática filmaram poucas horas depois vários automóveis a partirem em direção à residência do cônsul, a cerca de 200 metros.

Um oficial da polícia turca disse hoje à imprensa, sob condição de anonimato, que durante as buscas foram encontradas provas de que o jornalista foi morto no consulado.

Segundo a televisão norte-americana CNN, a Arábia Saudita deverá admitir que Khashoggi morreu no consulado, durante um interrogatório que correu mal.

Estados Unidos, ONU, Alemanha, França e Reino estão entre os que pediram uma investigação completa ao desaparecimento do jornalista, crítico do príncipe herdeiro saudita e autoexilado nos Estados Unidos desde 2017, onde escrevia nomeadamente para o Washington Post.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, reuniu-se hoje com o rei saudita Salman bin Abdelaziz e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e, segundo anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, vai estar na quarta-feira na Turquia.

"Esperamos a visita de Pompeo à Turquia. Não sabemos que informação trará de Riade, explicá-lo-á quando chegar", disse o ministro turco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório