Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Organização para as Armas Químicas vítima de ciberataques desde janeiro

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) é vítima de "atividades cibernéticas" desde o princípio de 2018, segundo um comunicado divulgado hoje pela organização.

Organização para as Armas Químicas vítima de ciberataques desde janeiro
Notícias ao Minuto

17:02 - 04/10/18 por Lusa

Mundo Hackers

As autoridades holandesas anunciaram hoje que impediram em abril um ataque de agentes russos contra a rede 'wi-fi' da OPAQ, organismo que combate o desenvolvimento e utilização de armas químicas.

"A OPAQ leva muito a sério a segurança dos seus sistemas e redes de informação. Desde princípios de 2018, a organização observou um aumento das atividades cibernéticas", afirmou num comunicado divulgado em Haia, cidade da Holanda onde tem a sua sede.

"O diretor-geral informou os Estados-membros dessas atividades e o secretariado técnico da OPAQ tomou medidas para as mitigar", acrescenta o texto.

O texto precisa ainda que o diretor-geral da organização, o espanhol Fernando Arias, foi hoje informado por responsáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês dos pormenores do caso envolvendo agentes russos.

Segundo as autoridades holandesas, os quatro russos estacionaram perto da sede da OPAQ um automóvel em cuja bagageira havia uma série de equipamentos eletrónicos destinados a entrar no sistema informático da organização.

Vigiados pelos serviços de informações desde que chegaram à Holanda, os agentes foram interpelados por elementos dos serviços de informações holandeses, interrogados e depois expulsos do país.

O caso passou-se em abril, quando a OPAQ investigava o envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal em Salisbury, Inglaterra, que o Reino Unido atribui à Rússia.

A organização investigava também na altura um presumível ataque com armas químicas em Douma, na Síria, imputado às forças governamentais sírias, de que a Rússia é o principal aliado.

As autoridades holandesas não estabeleceram uma ligação entre o ciberataque e estas investigações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório